A Organização de Saúde da África Ocidental (WAHO) realizou a segunda sessão conjunta de avaliação de medicamentos para 2025, no âmbito da Iniciativa de Harmonização Regulatória de Medicamentos da África Ocidental (WADRI), de 15 a 19 de dezembro de 2025, em Abidjan, na República da Costa do Marfim, como parte da Iniciativa de Harmonização Regulatória de Medicamentos da África Ocidental (WA-MRH).
Esta sessão reuniu membros especializados dos Grupos de Trabalho Técnicos (GTT) responsáveis pelo registo de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, assim como avaliadores nacionais e representantes das autoridades regulatórias dos Estados Membros da CEDEAO. O trabalho centrou-se na avaliação conjunta das candidaturas apresentadas pelos fabricantes, em conformidade com o Documento Técnico Comum da CEDEAO (CTD).
Os participantes realizaram uma análise detalhada dos relatórios técnicos preliminares elaborados pelos peritos, analisaram as respostas fornecidas pelos fabricantes e finalizaram os relatórios de avaliação. Este trabalho resultou no desenvolvimento de recomendações técnicas que serão submetidas à próxima reunião do Comité Diretor da WA-MRH para decisão.
Implementada pela WAHO com o apoio de parceiros técnicos e financeiros como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a AUDA-NEPAD, o Banco Mundial e a Fundação Bill & Melinda Gates, a iniciativa WA-MRH faz parte dos esforços contínuos para fortalecer a harmonização dos sistemas regulatórios e melhorar o acesso a produtos médicos seguros, eficazes e de qualidade na região da CEDEAO.