CEDEAO APROVA ORIENTAÇÕES REGIONAIS PARA REFORÇAR A INTEGRAÇÃO DA MEDICINA TRADICIONAL NOS SISTEMAS DE SAÚDE DOS ESTADOS-MEMBROS

DG OOAS

No dia 23 de janeiro de 2026, em Cotonou, a Organização Oeste-Africana da Saúde (OOAS/WAHO) concluiu a reunião de validação das “Orientações Regionais para a Regulação e Promoção da Medicina Tradicional nos Estados-Membros da CEDEAO”, realizada de 21 a 23 de janeiro de 2026.

A reunião reuniu representantes dos ministérios da saúde, universidades e institutos de investigação, praticantes de medicina tradicional, peritos e parceiros técnicos, com o objetivo de analisar e validar tecnicamente um quadro regional harmonizado destinado a regulamentar a prática e a promoção da medicina tradicional na África Ocidental.

Os participantes sublinharam o papel central da medicina tradicional na prestação de cuidados de saúde, em particular devido à sua acessibilidade, às suas raízes culturais e à confiança que inspira nas comunidades. Destacaram igualmente a necessidade de um quadro assente na segurança, qualidade, regulação e evidência científica, de modo a reforçar o seu contributo para a Cobertura Universal de Saúde, em consonância com a Estratégia Global da OMS para a Medicina Tradicional 2025–2034, a Agenda 2063 da União Africana e a Política Regional de Saúde da CEDEAO.

No seu discurso de encerramento, o Diretor-Geral da OOAS, Dr. Melchior Athanase J. C. AÏSSI, apelou ao reconhecimento de uma medicina africana em constante evolução, que valorize os saberes endógenos, a inovação e a complementaridade com a medicina convencional. Reafirmou ainda o mandato conferido à OOAS pela CEDEAO para harmonizar práticas, reforçar os quadros regulamentares e promover uma integração eficaz em benefício das populações.

Falando em nome da Presidência da CEDEAO, o representante da Serra Leoa, Dr. Brima Osaio KAMARA, elogiou os esforços coletivos dos Estados-Membros e reiterou o compromisso do seu país com a adoção e a integração estruturada da Medicina Tradicional no sistema nacional de saúde, em conformidade com as melhores práticas internacionais.

No final da reunião, foi adotado um roteiro regional que incide, em particular, na finalização do documento de política, na elaboração de uma Diretiva Comunitária, na sua submissão à Assembleia dos Ministros da Saúde (AMS) da CEDEAO para adoção, bem como na sua apropriação e implementação harmonizadas nos Estados-Membros, apoiadas por um mecanismo de monitorização e avaliação.

ooas

 

 

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72