Declaração do Diretor-Geral da Organização Ocidental Africana de Saúde (OOAS), Dr. Melchior AÏSSI, por ocasião do 38.º aniversário da OOAS

Minhas Senhoras e meus Senhores, Povos da região da CEDEAO,
Estimados parceiros da saúde regional,

Neste dia 9 de julho de 2025, a nossa organização, a Organização de Saúde da África Ocidental (OOAS), assinala 38 anos de compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar das populações da África Ocidental.

Criada em 1987 pelo Protocolo A/P2/7/87 assinado em Abuja pelos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, a OOAS foi incumbida de um mandato político solido: coordenar as políticas regionais de saúde e reforçar a cooperação entre os Estados-Membros para oferecer uma resposta colectiva e sustentável aos desafios de saúde enfrentados pela nossa sub-região.

A partir da nossa sede em Bobo-Dioulasso, ao longo das décadas, temos trabalhado com determinação para harmonizar as políticas de saúde, reforçar a capacidade nacional, prevenir epidemias, melhorar o acesso a cuidados de saúde essenciais e promover a produção local de medicamentos e vacinas. Mais recentemente, também defendemos uma abordagem comunitária à saúde.

Impulsionados pela agenda CEDEAO dos povos, integramos o nosso trabalho numa visão integrada, equitativa e inclusiva que coloca a saúde no centro do desenvolvimento humano.

Senhoras e senhores,
Entre os principais marcos deste último ano, gostaria de destacar a adoção, em maio de 2025, da Política Regional de Saúde Comunitária. Nascida de amplas consultas com os nossos parceiros e Estados-Membros, esta política representa uma ousada mudança de paradigma: a cobertura estruturada de todas as famílias através de agentes de saúde comunitários bem formados, operando dentro de um sistema multissectorial centrado na prevenção, promoção da saúde e vigilância comunitária.

Esta visão está fundamentada nos compromissos da Declaração de Lomé, de 4 de abril de 2025, que reafirmou que a saúde comunitária deve tornar-se a pedra basilar de sistemas de saúde inclusivos, resilientes e sustentáveis. Exige uma maior mobilização de recursos nacionais, um envolvimento ativo da comunidade e responsabilização de todas as partes interessadas.

Povo da CEDEAO,

Ao celebrarmos este aniversário, gostaria de enaltecer o trabalho extraordinário realizado através de projetos emblemáticos como o SWEDD+, que promove o empoderamento das mulheres e aproveita o dividendo demográfico na África Subsariana, e o Programa de Segurança Sanitária (HeSP), implementado com o apoio do Banco Mundial e outros parceiros. Estas iniciativas reforçam a nossa capacidade colectiva para reduzir as desigualdades de género, enfrentar os desafios demográficos e detetar, prevenir e responder a ameaças à saúde, ao mesmo tempo que investem no capital humano e transformam os sistemas de saúde.

Por fim, reitero o meu apelo à ação coletiva. Como tenho dito frequentemente: "Devemos assumir a responsabilidade pela saúde da nossa população e causar um impacto real e duradouro."

A todos os nossos parceiros, Estados-Membros, profissionais de saúde e comunidades, endereço os meus mais sinceros agradecimentos pela vossa confiança e dedicação.

Juntos, vamos continuar a fazer da OOAS uma força motriz para a integração regional da saúde e um catalisador para uma África Ocidental mais saudável.

Je vous remercie !
Thank you!
Obrigado!

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72